Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

Política

Disputa Acirrada para a Preferência da República

Pesquisa divulgada no sábado, 22 de maio, pela Datafolha apresenta um empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Russef (PT). Foram ouvidos 2,6 mil eleitores e ambos os candidatos receberam 37% das intenções de voto, enquanto Marina Silva (PV) aparece com 12%. Em relação à última pesquisa, realizada em abril, o candidato tucano caiu cinco pontos, enquanto Dilma subiu sete pontos percentuais.

O atual governo possui boa avaliação por parte dos brasileiros. Levando em conta isso o presidente do PT, José Eduardo Dutra, aponta como um dos motivos dessa mudança nas pesquisas a associação da imagem de Dilma a de Lula. A estratégia tem dado certo e para reforçar essa mesma idéia o presidente apareceu no último programa de televisão do partido falando bem de sua ex-ministra.

O comandante do PSDB, Sérgio Guerra, afirma que o programa exibido no último dia 13 teve forte influência na mudança do quadro eleitoral. Porém, ainda ressalta que a quantidade de pessoas entrevistadas prejudicou os resultados regionais: apenas no Sudeste o candidato tucano ainda lidera (40% contra 30%)

Com a Copa do Mundo a campanha deve tomar força apenas no mês de julho. É provável que continue com o quadro de empate até o termino dos jogos, pois as atenções dos eleitores estarão voltados para o Dunga e a Seleção Brasileira. Porém, os partidos já estão organizando novas estratégias para desempatar esse jogo político.

A pesquisa apontou que o eleitorado feminino ainda prefere Serra, sendo assim o PSDB traça um plano para explorar mais o voto das mulheres. Enquanto o PT pretende concentrar esforços nas regiões onde a disputa está mais acirrada (Sul e Sudeste) e em São Paulo, onde Serra tem vantagem.

* Comentário escrito no dia 3 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário