Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

Política

Dilma Rousseff e José Serra protagonizam disputa pela presidência

A última pesquisa eleitoral divulgada pela Datafolha mostra que a candidata Dilma Roussef (PT) alcançou José Serra (PSDB). Os dois candidatos aparecem com 37% das intenções de voto. Marina Silva (PV) tem 12%. O levantamento foi realizado durante dois dias, com 2.660 entrevistados, sendo que a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em relação à última pesquisa, realizada em abril, o candidato tucano caiu cinco pontos, enquanto Dilma subiu sete pontos percentuais.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, atribui a mudança nas pesquisas ao acerto da estratégia de associar a imagem de Dilma Rousseff a de Lula, que possui boa avaliação de seu governo por parte dos brasileiros. No último programa de televisão do partido, o presidente Lula apareceu falando bem de sua ex-ministra. Para o comandante do PSDB, Sérgio Guerra, a reversão do quadro a favor de Dilma deu-se principalmente em função do programa petista exibido no último dia 13. Porém, Guerra ainda destaca que a quantidade de pessoas entrevistadas prejudicou os resultados regionais: apenas na no Sudeste o candidato tucano ainda lidera (40% contra 33%), mas sua vantagem diminuiu comparada aos números do mês passado, quando Serra possuía 45% das intenções de voto e Dilma, 26%.

Agora, o PSDB traça um plano para explorar o voto das mulheres, já que a pesquisa divulgada apontou que o eleitorado feminino ainda prefere Serra. A coordenação política da campanha petista pretende concentrar esforços nas regiões Sul e Sudeste, onde a disputa entre os dois candidatos é acirrada e em São Paulo, onde Serra tem vantagem.

*comentário escrito no dia 27 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário